quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Chegada!

Não exite outra palavra que sintetise essa experiência, que não seja: TROCA.
Os Coletivos chegaram subdivididos com suas agens e bagagens, com uma preocupação em mente. O EXCESSO de peso.
Viva a consciência do grupo e viva as milhas dos amigos. Instrumentos embalados e corações anciosos para mais uma etapa do trabalho ue ja começou ocm uma notícia quente.
Apesar das previsões anunciadas, as chuvas não vieram e deram vasão ao calor insuportável que se instalou no carioquês!!! Mas como bons nordestinos que somos, tudo é festa e tudo é alegria. Fomos recepcionados pelo simpático pai de Christina Streva, o senhor Roberto, que em mais dois carros, nos conduziu a nossa nova casa. Casa de paschoal Carlos Magno - FUNARTE - Teatro Duse em Santa Tereza. UM execelente lugar, com um teatro muito charmoso mas ainda impossível de exercitar, pois como ja havia falado anteriormente o calor aqui tá demais!
Primeiro dia de trabalho no Rio de Janeiro, fomos conhecer as instalações da UNIRIO, local onde ensaiaremos esses dias no decorrer dessa segunda fase.Sala Glauce Rocha, ou qualquer outra que não estivesse tão quente. Fernando conduziu os exercicios de triangulação com evolução, só que desta vez se fixou na cena de Aderaldo Catacão e Andreza onde eles armam o plano para seduzir Nevinha a mulher do poeta. Priemiro olhava para a plateia dizia-se o texto, e rebatia para o o utro ator, que repetia o mesmo movimento. Na segunda etapa, os atores teriam que mesclar, o bate bola com o público e com a réplica. No terceiro plano de exercícios, os movimentos eram mais livres e abertos, sem muito compromisso com a execício técnco em si.
Ao terminarmos, pausa para o lanche. E voltamos a sala de trabalho para fazer um passadão para a equipe de Cenário e Figurino (Carlinhos e Dani). Fizemos em seguida uma breve explanação sobre nossas idéias de cenário e de figurinos das personagens.
No sábado dia 09 uma reunião do grupo sobre os pontos que não funcionaram nesse passadão e acatando algumas indicaçãos da técnica começamos o trabalho de limpeza das cenas.
NOssa semana começou quente, permanece quente e agora vocês acompanharão mais uma vez no nosso blog diariamente nosso diário de trabalho.
Evoé para Todos.

Netto Ribeiro
In Process

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Nosso primeiro patrimônio!!

É minha gente! O Ser Tão agora possui seu primeiro patrimônio. Nossos instrumentos chegaram hoje saindo direto do Recife para o Barracão. Impossível descrever a minha emoção ao ver o Marco França descarregando a bagagem. Na mala: Alfaia, Zabumba, Triangulo, Caxixis, Pandeiro, Trovões, maracás e caixa. Não resistimos e fomos experimentar os novos sons, fruto do nosso trabalho e dedicação. Aos poucos os outros integrantes foram chegando e se emocionando com aquele presente de papai noel. marco nos deu uma breve orientação sobre os cuidados que se deve ter com os instrumentos, e nos mostrou o valor de cada peça. Emoções a parte, passamos para o nosso tão adorado futebolzinho de sempre. Depois o volei com nossa trave de PVC, e uma corda para alertar sobre os lances suspeitosos. Ser Tão X Clowns. Quem perdesse limparia o espaço de ensaio no Rio de Janeiro. Perdemos por poucos pontos, mas a nossa equipe está firme e confiante que viraremos um dia esse jogo.
Fernando tomou então as rédeas do dia de trabalho, e nos colocou em estado de jogo com evoluções dos execícios de triangulação. Uma cadeira posta ao centro do palco. dois atores ao fundo de cabeças baixas, se olham, e o ultimo a encontrar o olhar do outro começa o exercício. Fixando o olhar em alguem da platéia, se dirigindo ao objetivo (cadeira) sem perder o olhar. Em seguida acrescentou que além disso, os participantes poderiam interferir, se nescessário, na tragetória do outro,lembrando-se sempre da neutralidade das ações. Partimos para mais uma evolução, onde as duplas ficariam de costas para a platéia e uma bola de tênis seria arremessada em qualquer direção. Fernando orienta que, através do olhar, a dupla decidisse quem daria início ao exercício que funcionaria agora da seguinte forma: Olhar cúmplice, decisão, visualisar o objeto (bola), encontrar um olhar fixo em alguém da platéia, se dirigir o mais próximo possível do objeto sem perder o foco do olhar, se nescessário verificar mais uma vez onde estáva a bola, voltar o olhar para o foco (platéia), pegar a bola e arremessa-la para qualquer lado. Nesse momento, volta-se o olhar para o outro participante que repete a mesma sequência, e assim sucessivamente.
Como havia sido combinado no dia anterior, começamos com a cena 5 - 171 DO CHEQUE até o epílogo. O ensaio correu como esperávamos, um tanto atropelado, mas sem perder a essência. Ao final, Fernando nos distribuiu sentados pelo palco, e fizemos uma leitura do segundo ato A CABRA DO CÃO CAOLHO. Partimos para a arrumação do material que nos acompanhará nessa nossa segunda fase de montagem no Rio de Janeiro. Fomos todos a Pizzaria para encerrarmos com chave de ouro nossos dias aqui em Natal.
Um brinde ao Ser Tão Teatro! Um brinde aos Clowns de Shakespeare! Um brinde ao teatro! E Evoé para todos.

Netto Ribeiro
In Rio

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O trabalho continua!


Voltamos para Natal, pois o trabalho continua. Segundo dia depois da volta, 05 de janeiro de 2010. O ensaio começou às 19h, como de costume, começamos limpando o espaço e depois o futebolzinho, que para constar deu uma piorada, mas com certeza vai melhorar. Do Futebol passamos para o Vôlei, uma vergonha para o Ser Tão, perdemos de 2x0, mas sabe como é, os deixamos ganhar para não ficarem sem graça. Brincadeira! O Ser Tão não é tão bom em Vôlei, mas vamos melhorar, tenho fé!

Depois da descontração, nos alongamos para o trabalho vocal com Marco França, trabalhamos aquecimento e em seguida passamos a música tema da peça e as duas novas, as vinhetas de Joaquim Simão e Clarabela, e mostramos para Fernando o que foi trabalhado ontem, as interferências dessas duas músicas nas cenas de entrada de Joaquim Simão e Clarabela.

Algumas observações de Fernando foram feitas em relação às músicas novas na cena, e claro tudo ainda está muito novo e precisa ser trabalhado. Após Fernando passou um exercício técnico de triangulação. Em que ficam duas pessoas em cada canto da sala atrás e na frente no meio uma cadeira, as duas pessoas ficam de cabeça baixa para pensar no objetivo a ser realizado com a cadeira, levanta-se a cabeça e olha para o colega ao lado, quem olhar por segundo começa. Olha para uma pessoa especifica do público e dá um passo a frente e olha para o colega, este olha para alguém do público e dá um passo a frente e olha novamente para o colega, e assim por diante até chegar à cadeira, ao chegar realiza seu objetivo e dá um suspiro, se o outro não terminou continua no lugar e executa a relação do público com o colega do jogo até esse concluir também o seu objetivo e suspirar. Muito bom o exercício, dá para entender como funciona o jogo necessário para o teatro de rua e também em cena. E Fernando colocou que todo o dia vai realizar exercícios de triangulação para treino.

Do exercício passamos para um passadão das cenas do Prólogo até A crítica. E lá vamos nós, ver o que ficou do que foi trabalhado ano passado. Muita coisa se perdeu, tem que se estudar o texto e recuperar o que já tínhamos conseguido. E após o passadão, sentamos para o bate papo, algumas observações de Fernando para a cena, algumas especificas para personagens. E a conclusão que esse mês vai ser trabalho e que o lema é se arriscar sem medo de errar.

Então vamos lá, que dia 07 estamos chegando no Rio para começar a nossa “Imersão”.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

De volta aos trabalhos

Após um curto recesso que incluiu as festividades de fim de ano, hoje, segunda feira, retomamos o processo da Farsa da Boa Preguiça. Agora não haverá mais paradas, a não ser pelos deslocamentos entre cidades que faremos neste período. Para começar, chegaram hoje em Natal vindos de João Pessoa Thardelly que ficará hospedado na casa de Fernando, Neto que ficará na casa de Arlindo e Isadora, Maisa e Suelen que ficarão comigo e Marco, pois na quinta feira partiremos todos para o Rio de Janeiro onde nos encontraremos com Chris e Renata (produtora) para continuar a montagem na “Cidade Maravilhosa”.

Os atores do Sertão chegaram todos juntos no Barracão, e após os cumprimentos, as boas vindas, feliz ano novo e etc, partimos para a limpeza do espaço.

Devido a ausência dos diretores: Fernando que chega nesta madrugada de Fortaleza e Chris que está no RJ como já falei, Marco ficou de conduzir os trabalhos desta noite.

O já tradicional futebol deu início aos aquecimentos da turma, seguido de uma nova modalidade que foi introduzida com trave e rede, que foi o vôlei. As equipes foram divididas por grupos, onde os Clowns ganharam os dois sets contra o time do Sertão.

Jogos a parte, com o foco hoje na música, partimos para o alongamento dos músculos do pescoço e em seguida fomos para o piano preparando a voz com o “Mané Pipoca”, “Dona Nóbis” e as canções que já trabalhamos no espetáculo.
Marco trouxe músicas novas, onde trabalhamos já inserindo na cena.
A primeira foi o tema para Clarabela:

Tema de Clarabela

Lá vem ela
Toda bela
Quem é ela
Clarabela

Clara, Clarão, Cacá (homens)
Clarabela (mulheres)
Quá, quá, quá (homens)
Clarabela (mulheres)

Lá vem ela.

Para esta música, Marco pediu para que os “criados”de Clarabela( César, Maisa, Camille e Neto juntamente com Isadora) pensasem em uma coreografia, uma chegada dessa comitiva, a chegada de Clarabela.
Thardely e eu ficamos dando apoio nos intrumentos.

A segunda música foi o tema para Simão, trabalhando inicialmente na cena em que estão Andreza e Nevinha, e Simão vem chegando. Na verdade estas músicas são vinhetas que podem ser utilizadas em diversos momentos do espetáculo, em que ouvindo-se já se sabe de que e personagem está falando.

Tema do Simão

Ai, ai, ui, ui, preguiça de gemer
Preguiça boa é no xamego é bem querer
Êta vida véia desmantelada!

Fizemos várias passadas nestes momentos musicais e encerramos os trabalhos.

Êta vida véia desmantelada!

domingo, 3 de janeiro de 2010

De Malas Prontas!!!

Ui!!!

Chegou o dia de irmos para nossa grande aventura da vida. O elenco de João Pessoa, já se ligou, ja combinou e ja marcou o horário de saída para Natal/RN. 15 h da UFPB. Isadora, com seus e-mails bem realistas, nos alerta para o excesso de peso nas bagagens. Christina e Renta preparam tudo para nossa chegada. Deveres de casa cumpridos, agora é recapitular. Dar asas a imaginação. Brincar!!!
Vem com a gente!!!

Netto Ribeiro
Feliz