terça-feira, 17 de novembro de 2009

O projeto “Teatro e Cultura Popular: Interações Estéticas e Artísticas entre o Ser Tão Teatro (PB) e o Clowns de Shakespeare (RN)” é uma proposta de residência do grupo Ser Tão Teatro da cidade de João Pessoa – PB, no ponto de cultura Barracão Mambembe, Natal – RN e prevê o intercâmbio entres esses dois grupos que já integram o movimento LAPADA. Movimento que reúne grupos de teatro dos estados da PB, RN e CE visando uma maior integração entre os coletivos teatrais nordestinos no sentido de possibilitar trocas artísticas, estéticas e uma articulação política que fortaleça o movimento de teatro de grupo no nordeste.


O projeto será dividido em três etapas. A primeira, denominada de MAPEAMENTO, acontecerá no mês de dezembro de 2009, e prevê a realização de oficinas ministradas por integrantes de ambos os grupos e abertas a comunidade em geral. O objetivo desse primeiro momento é apresentar a comunidade e aos outros integrantes, de ambos os grupos, um maior conhecimento e aprofundamento dos métodos e procedimentos de construção cênica característicos de cada grupo acompanhados de uma pesquisa teórica de temas referentes às pospostas que serão trabalhadas durante o desenvolvimento do projeto. Esse primeiro momento permitirá aos participantes compreender as particularidades inerentes a cada grupo e terem uma referencia de suas individualidades.

O segundo momento, denominado EXPERIMENTOS CÊNICOS – OLHANDO PRA DENTRO, acontecerá ao longo do mês de Janeiro de 2010 e será um período de aprofundamento na troca artística entre os dois grupos. A partir de um texto de referência da dramaturgia nordestina e nacional, “Farsa da Boa Preguiça” de Ariano Suassuna, ambos os grupos mergulharão no processo de construção cênica onde o Ser Tão e os Clowns buscarão uma relação dialógica que integre o processo criativo dos dois grupos. A construção desses experimentos ocorrerá ao longo de todo o mês em um processo intensivo de imersão com laboratórios de oito horas diárias. Ao longo de todo esse mês os grupos farão inserções constantes de todo o processo em um blog que estará disponível na internet para todos aqueles que tiverem interesse em acompanhar o processo.

A terceira e última fase do processo, denominado JOGANDO PRA FORA, prevê a mostra desses experimentos em apresentações publicas e gratuitas semanais, na qual o público irá debater com ambos os grupos o resultado dessas experimentações. A partir das sugestões e apontamentos da platéia os grupos irão reconstruir a cena ao longo da semana seguinte e reapresentá-las em novas exibições ao termino da semana. O work in process é uma tendência do teatro contemporâneo que potencializa o processo criativo no sentido de melhorar a comunicação artista/platéia, permitindo aos criadores perceber como as cenas são recebidas/percebidas pelo espectador.