sábado, 2 de janeiro de 2010

Laboratório na praia do amor em Jacumã

E a cada momento, eu descubro a magia e o mistério que rondam o primeiro dos papas. sua personalidade forte, seu gênio sanguínio, suas raízes, seus costumes, sua fé e sua coragem.Simão Pedro, foi vítima de inúmeras perseguições e privações pelo império romano. Morto entre os anos de 64 e 67 d.c. pelo imperador Nero. Foi condenado a crucificãção, mas como ultimo pedido, preferiu ser crucificado de cabeça para baixo, pois não se sentia digno de morrer como seu mestre. Temperamental, homem com quase nenhum conhecimento intelectual, mas com uma experiência de vida digna daqueles que lutam pelos seus ideiais. E o idela é sempre jovem como a primvera.
Eis o Pescador de Homens!

2010!!!!!

Arrumando as malas com o cuidado de não ultrapassar os limites de bagagem. Afinal, temos instrumentos e adereços para levarmos conosco para o Rio de Janeiro. Na mala, apenas roupas pretas, quatro mudas de roupas para os dias de folga, e uma mistura maluca de ansiedade, esperança e... vá lá... um cadinho de medo!!!
Mas esse medinho fortalece ainda mais esse trabalho!
Andei conversando com Christina e Renata, e as duas estão correndo contra o tempo para agilizar tudo. Contratos para serem firmados, pagamentos, atualizações de blogs e sites, coordenação a distância. O grupo agora se organiza sozinho para ir a Natal. Serão três dias de revisão do que construímos no mês de Dezembro. A primeira fase do Processo intitulada MAPEAMENTO, já está concluída.

Agora, o segundo momento, denominado EXPERIMENTOS CÊNICOS – OLHANDO PRA DENTRO, acontecerá ao longo do mês de Janeiro de 2010 e será um período de aprofundamento na troca artística entre os dois grupos que mergulharão no processo de construção cênica onde buscarão uma relação dialógica que integre o processo criativo. A construção desses experimentos ocorrerá ao longo de todo o mês em um processo intensivo de imersão com laboratórios de oito horas diárias. e faremos inserções constantes de todo o processo em nosso blog que estará disponível aqui para todos aqueles que tiverem interesse em acompanhar o processo.
A Caracterizadora Mona Magalhães (RJ), já conhecida dos Clowns, dará início ao processo de construção da caracterização das personagens. A Coreógrafa Carla Martins (RJ) fará o trabalho corporal, e o Carlinhos (RJ) ficará com a cenografia e figurinos da Farsa.
Muito trabalho pela frente, muita energia do grupo, uma produção impecável, atores com fome de trabalho, três diretores alinhavando a trama, e Ariano nos presenteando com esse Clássico.
Quero mais nada da vida não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só estreiar!!!!!!!!!
Evoé!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Netto Ribeiro
Inté!!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ano ILUMINADO

Fim de ano se aproxima e com ele, todas as lembranças que marcaram a trajetória do grupo Ser Tão nesse ano abençoado. Foi um ano de decisões, de edificaçoes e realizações de sonhos coletivos. O nosso grupo, apesar do pouco tempo de existência, foi agraciado e iluminado com 10 editais de cultura, desde sua formação. E a cada hora que se passa, somos tomados por um sensação de Pai e Mãe. O filhinho, que geramos durante três anos, finalmente começa a dar os primeiros passos.
Para mim, em especial, é realmente a relaização de um sonho. Montar um espetáculo com excelentes profissionais, sabendo que existe um conceito, um estrutura, uma equipe se afinando cada vez mais. Trocando com os coletivos. E pensar que há menos de um ano a falta de perspectiva para um futuro enquanto trabalhadores da arte estava um pouco abalada Mas os ventos trariam boas notícias, e o trabalho que foi plantado pelo Galego, pela Christina, pela Isadora lá no início, quando, nem planos tinhamos, começa a despontar. Irmos ensair um espetáculo como Vereda da Salavação do Jorge Andrade, até então desconhecido da maioria dos integrantes era no mínimo uma grande honra. Descobrir, como funciona a engrenagem de uma grande montagem de um clássico, a consciência cênica, a técnica saindo dos livros e da boca da nossa diretora e indo para a prática tão vivo, tão latejante, tão viceral. Vereda foi o meu divisor de águas no teatro. Um lugar onde pude experimentar a humildade, o companheirismo, o coletivo, o respeito com o outro.
Claro que tudo no início são flores. Mas os espinhos não demoraram a aparecer. As dificuldades vieram, e não foram poucas, a primeira saída de um dos integrantes. Perdiamos nossa Dolor em plena temporada no Lima Penante, em seguida o Marcio Barcelar, daí pra frente se desencadeia uma sériesucessivas de inconstâncias por parte dos integrantes e eu me incluo sim, nesse bolo. A Saída do Mike por conta do mestrado, mais um desafio para mim, que era ator coringa desde o início, subistitui-lo foi difícil mas prazeroso. Fizemos diversas apresentações gratuitas, levando cenário nas costas, ajudados pelo pai da Isadora com o divino caminhão do Armazém Paraíba. A chegada de Suzy para a nova Dolor, que defendeu dignamente o papel, mesmo debaixo de grande pressão, e mais na frente, sua saída para seguir outros rumos. Chegou no grupo a Wanda Oliveira, com seu profissionalismo e competência deu conta do recado brilhantemente. Ganhamos o edital do BNB, e fomos realizar nosso primeiro sonho: Circular com Vereda da Salvação pelo interior da Paraíba, e saborear as diversas manifesta~ções que o espetáculo causava. Na última apresentação da temporada, Cida Costa, nosso talismã, passou um pouco mal, e teve de voltar as pressas com Galego e Isadora para um hospital. Mesmo com mal estar, ela só comunicou aos outros quando ja estava nas últimas (eu quero ser Cida quando crescer, que força, que vitalidade, que energia, apesar dos seus 68 anos de idade). Encerrada essa temporada, nos reunimos e decidimos o futuro do grupo, quem iria ficar, quem iria sair, quem acreditava nesse sonho e quem não acreditava. Todos estavamos cansados, exaustos de dois anos de luta. Decidimos parar um tempo com nossas atividades de Vereda, mas um pequeno núcleo ficou trabalhando na medida do possível nessa continuidade ainda embaçada para todos. Eu de um lado com Renata Mora e Christina. O Galego mais próximo de Christina, pensando e planejando nosso futuro. e vieram a onda dos editais. correrias, caixa do grupo sempre vazio, Isadora enlouquecida no finaceiro, suellen tendo que conciliar a universidade e o trabalho no grupo, Maisa chegou com sua energia, sua curiosidade e mostrou para que veio. O grupo não parava mais, nem que fosse apenas um na labuta, mas estavamos lá firme e fortes. Idas e vindas a Recife para homologar números de PRONAC, CNIC, SECAP e mais trocentas siglas.
Dionísio guardava para nós uma grande surpresa. Saiu o edital da Eletrobrás. Mas ficamos sabendo através de Christina que lia o Globo e ascessou o site da Eletrobrás vendo o nome do nosso projeto lá estampado. Começou a correria, liga para Renata, verifica o E-mail do ser tão. estava lá. " Parabéns, voces foram contemplados com o edital eletrobrás de cultura para a montagem da Farsa da Boa Preguiça de Ariano Suassuna". Pronto o grupo se mobiliza e começa a se encontrar mais fortemente. Renata se dedica integralmente as atividades do Ser Tão junto a Christina no Rio de Janeiro e Salvos pelo SKYPE. Enquanto isso eu, Galego, Isadora, Suellen e Maisa, nos focavamos em outros editas. E fomos colhendo os frutos. Petrobrás saiu!!!! Ai meu Deus!!!, Miryan Muniz também!! Putz , Interações estéticas em pontos de cultura pela Funarte, caramba! Caderno de aponatmentos pelo BNB e de quebra a II Mostra de Teatro de Grupo também! Larguem tudo e vamos viver de teatro, vamos trabalhar direto. Vamos realizar nosso sonho. Que palco! Quantos planos! Que combates!!!!
Como Chris nos falou em nosso ultimo encontro: "Não podemos nunca esquecer de onde nós viemos, e do que passamos, e de que nada está ganho".
Christina sempre coloca os nossos pés no chão, apesar da distância.
Em meio a tantas alegrias, estamos lhe dando com um momento muito triste apra o grupo. O nosso Galego, nosso líder, nosso irmão, teve a árdua e dificil missão de enfrentar junto a sua família na cidade de Aracajú a doença do pai. Quem conhece o galego sabe do apego que ele tem com a família e principalmente com o Pai. O Ser Tão não está completo sem nosso menino. E daqui, o que podemos fazer é conforta-lo e deixa-lo sempre ciente que existe uma família aqui que o ama, e que está sensibilizada e sempre disposta a fazer qualquer coisa para aliviar um pouco dessa dor tão destruidora. Galego amamos você, o Ser Tão só existe hoje porque você existe também. E temos a certeza de que um dia o teremos perto de nós novamente, para criarmos, gritarmos, rirmos e chorarmos todos juntos.
Agora é hora de trabalhar, arregaçar as mangas e partir para a próxima etapa do trabalho que c9omeça dia 04 em Natal e depois dia 07 no Rio de Janeiro. Aguardem mais notícias do Ser Tão Teatro. Sempre estaremos por aqui!!!!!
Saudações Dionisicas
Netto Ribeiro