segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Semana de Pré estréia!

Dia especial de afinação do espetáculo. Apesar da inevitável sensação de jogo ganho, o grupo se reestabelece e identifica minuciosamente os buracos, as nuances de interpretação ainda a serem trabalhadas e claro, mais uma tentaiva de cortes no primeiro ato.
Começamos o dia com uma breve avaliação pós passadão. Fernando apontou algumas falhas na dinâmica e na trajetória do espetáculo. Também indicou cortes e retificações interpretativas.
Mais uma vez, o prólogo do espetáculo sofreu alterações. A entrada das personagens em meio ao público para sauda-lo e conduzi-lo à estória que será contada, foi feito da seguinte forma: os atores entram como camelôs numa espécie de chamado particular trazendo para essa sub-cena, peculiaridades descobertas ainda na primeira fase da montagem em Dezembro de 2009. Que espécie de venda seria essa?. Chegamos então ao denominador comum que, mais que uma venda, o ato de ir até o público trazendo seu personagem de vendedor para dialogar com o universo da obra de Ariano. Fomos para o lado de fora do barracão e inciamos um tipo de experimentação uns com os outros. Os carrinhos do cenário foram se movimentando com o Tardelly e a Camille, e o restante do elenco com suas estações dependuradas no pescoço criaram uma atmosfera de um verdadeiro camelódromo, onde o produto principal a ser vendido era a PEÇA.
Voltamos para dentro da sala e demos início a limpeza do prólogo, onde foi cortado a primeira parte da canção tema. O início agora tomou outro ritmo. Mais algumas pitadas de reavaliação da dramaturgia para retomarmos o passadão.
O teatro é realmente algo surpreendente e digo até mesmo intransigente quando ele precisa ser. Segundo Fernando, hoje foi um dos piores passadões da ultima semana, mas Marco em contraponto disse que foi disparado o melhor passadão musical da semana. Bem, opiniões divididas, mas sempre dialogando com o objeto artístico.
A grande verdade é que o espetácuo está pronto, levantado e pronto para seguir sua jornada nordeste, com todo amadurecimento que um espetáculo feito a ceu aberto, com música ao vivo e intinerante pode ter.
Ao chegarmos em casa, mais uma "noidrugada" de reuniões. Temos que aproveitar bastante esse tempo com a Chrstina para planejarmos e ajustarmos nossos projetos.
No mais. aguardando anciosamente a estréia da peça na nossa casa. Sábado João Pessoa será palco da grand emagia do teatro.

Evoé!

Netto Ribeiro
Pré estréia