sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"E que tudo mais vá pro inferno..."

Hoje, meus irmãos, vamos rezar em nome das almas pecadoras de Aderaldo Catacão e Clarabela na tentativa de salvá-los do fogo eterno do inferno!

Mas calma aí, minha gente, que antes de conhecermos a música da reza, vamos passar todas as músicas da peça pra ajustar, melhorar, etc, etc...

Pronto! Agora sim...


REZA PELAS ALMAS PECADORAS

Coro: Pai nosso que estais no céu
Santificado seja o Vosso
Nham, nham, nham...

Simão: Amém

Coro: Amém

Simão Pedro: O pão nosso de cada dia nos daí hoje

Simão: Mas venha com uma manteiguinha, um queijinho de coalho tostadinho

Nevinha: Simão!

Simão: Falta um minuto!

Coro: Nham, nham, nham...

Coro: Bendita sois vóis entre as mulheres...

Simão: Tudin, Zefinha, Joaninha, Da guia, Marcelina, que é bonita pra danar!

Simão Pedro e Nevinha: Simão!

Simão: Amém

Coro: Amém

Simão Pedro: Mas, livrai-nos do mal...

Simão: Menos seu Aderaldo Catacão que tem que ir pro quinto dos infernos, morar do lado do cão...

Simão Pedro e Nevinha: Simão!

Coro: Nham, nham, nham....

Coro: Bendito é o fruto...

Simão: Como a maçã, banana, abacaxi, ai que delícia! Melância, melão...

Todos: Simão!

Simão: Ai meu Deus, que ta acabando o tempo.

Coro: Salve a rainha, nossa, salve...

Simão: Salve dona Clarabela que é fogosa que só a gota serena...

Todos: (repreendem com o olhar)

Simão: E corre que só faltam 10 segundos.

Coro: Agora e na hora da nossa morte
Que horas são? Será que dá tempo?
E cinco, e quatro, e três, e dois, e um.
Amém!


Essa é a canção da reza. Apesar de não conseguirmos, ainda, pegar a dinâmica sugerida pelas quebras abruptas entre as interferências de Simão durante a reza, tivemos uma ideia do que poderia vir a ser. Aproveitamos para experimentar a música em cena, e sob as indicações de Carla fomos organizando-nos numa espécie de paredão dos beatos, representando o coro e mais adiante formando uma tríade, Simão, Nevinha e Simão Pedro. O esboço apontou algo interessante, faltando agora nos apropriarmos mais da música.

Seguimos, fazendo um passadão do III Ato, O Rico Avarento, incluindo a cena da reza. Apesar de hoje não termos tido o trabalho corporal inicial com a Carla, ela esteve presente durante o ensaio todo, realizando observações, apontando possibilidades de caminhos que complementavam as indicações do Fernando e da Chris que chegou na segunda parte do trabalho motivando-nos a buscar um caminho para a cena em que os demônios carregam Aderaldo e Clarabela para o inferno, e mais adiante, Simão e Simão Pedro.

Percebemos o quanto essas cenas são difíceis, não apenas por serem o desfecho da peça, mas também pelo fato de conterem uma ideia a priori estereotipada, em que os demônios são seres de corpos que se contorcem, línguas à mostra, e por aí vai... Fernando sugeriu um caminho mais humanizado, partindo do pressuposto de que esses seres possuem o controle total da situação. Pegando o gancho, Chris aconselhou Camille a tentar imitar a personagem da Renata e isso vislumbrou um caminho interessante para a trajetória da personagem que Camille faz na peça. Uma espécie de diabo aprendiz que almeja ser como a mestra, mas que é muito atrapalhada e tudo o que faz sai mais ou menos.

Marcamos algumas movimentações com a tríade direcionando intenção, movimento de cena e movimento de corpo (Chris, Fernando e Carla). Ao final do ensaio, conversamos sobre o cronograma, que por sinal, está acontecendo dentro do previsto, e assim encerramos o trabalho de mais um dia.

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